quarta-feira, 5 de maio de 2010

Escolhas

Cada manhã digo a mim mesma, hoje tenho duas escolhas ficar de bom ou de mau humor.

Cada vez que algo ruim acontece posso escolher me fazer de vítima ou aprender com o que se passou.

Sempre que alguém reclama, posso aceitar a reclamção ou mostrar o lado positivo.

È difícil mas a vida é feita de escolhas, há sempre uma escolha e cabe a você escolher como reagir, decidir como as pessoas o afetarão.

É sua a escolha de como viver a vida

Não deixe que a maldade e o mau humor dos outros determine como você viverá a SUA vida.



terça-feira, 20 de abril de 2010

Tudo pode melhorar

Tudo pode melhorar! Tudo vai melhorar!

É para ser uma pessoa melhor do que foi ontem que você ganhou esse dia de presente. Acredite nisso e vá em frente. Afinal, só chega lá quem arregaça as mangas e vai à luta; só acerta quem não tem medo e faz. Melhore-se todo dia. Não aceite o retrocesso. Só ande para trás se for para ganhar impulso para um salto muito mais adiante.

"Quando perdemos o direito de sermos diferentes, perdemos o privilégio de sermos livres".
(Charles Evans Hughes)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A difícil tarefa de julgar

Uma das características do ser humano é emitir julgamentos o tempo todo. Toda vez que conhecemos algo ou alguém, nos apressamos em criar um juízo tentando avaliar qualidades, defeitos e, principalmente, as intenções. Para tanto, usamos a percepção que é construída a partir de como ‘sentimos’ as coisas e as pessoas.

O problema é que somos, sem exceção, maus juízes; pelo menos enquanto não juntamos todos, ou ao menos quase todos, os elementos necessários para concluir com mais qualidade o que pensamos e o que sentimos sobre as outras pessoas e sobre determinada situação. E isso não é fácil, principalmente porque os julgamentos, quando precipitados, tendem a ser emocionais, relegando a razão a uma segunda instância. E quando, ao contrário, tentamos ser racionais demais, também erramos, pois passamos a desconsiderar valores humanos importantes na composição da pessoa integral...

Mas não se culpe, a psicologia nos explica que julgar pelas aparências é normal. A primeira análise que fazemos de uma pessoa ou de uma situação é aquela que busca defender nossa integridade física, portanto é uma análise puramente instintiva. Nosso cérebro primitivo sempre grita ‘cuidado’ diante do desconhecido, principalmente se sua estética não for parecida com a nossa ou com o padrão que apreciamos. A segunda análise é emocional e apenas em terceira instância fazemos um exame racional.

Por isso, dê sempre um tempo antes de emitir um juízo de valor e tenha consciência de que eles nunca serão completamente fidedignos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A gente da o que tem de melhor

Certo dia um homem rico e prepotente resolve presentear um homem pobre por seu aniversário. Ironicamente, o homem rico manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. E pede a um mensageiro que entregue na presença de todos.
O homem pobre recebe o presente com alegria, gentilmente agradece e pede ao mensageiro que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza.
Sem perder a serenidade, joga fora o lixo, limpa a bandeja, enche-a de flores e devolve-a com um cartão, onde está a frase:

"A gente dá o que tem de melhor."

Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo.
Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento.
Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.
A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração.

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra"
(William Shakespeare)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sonhos são alimento para a alma

Hoje mais uma vez você teve a felicidade de acordar de abrir os olhos para um novo dia. O que vai fazer com sua vida hoje? Como irá ocupar seu tempo?
Realize seus sonhos ou pelo menos sonhe, pois os sonhos alimentam a alma, mas não fique na cama apenas sonhando, busque realiza-los.

Teimosia, obstinação, persistência  use tudo que estiver ao seu alcance para perseguir seus sonhos, mas cuidado para não recorrer no erro, em certos momentos é preciso rever os sonhos e a necessidade de apaga-los para escrever um novo, não faça nenhum compromisso como erro.

Sobre tudo Viva a vida, não a assista, não olhe para aquilo que você não tem mas agradeça a Deus por aquilo que tem e lembre-se sempre

A VIDA É MUITO PARA SER INSIGNIFICANTE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A arte da Guerra ou da Vida

No livro Sun Tzu fala das leis do combate e hoje em dia esses temas são usados como estratégias para as empresas, mas se pensarmos bem eles bem servem para lidarmos com a vida, algumas das leis escritas por Sun Tzu são:

A FÉ - Antes de entrar em uma guerra é preciso a creditar no motivo da luta

O COMPANHEIRO - Escolha seus aliados e aprenda a lutar acompanhado porque ninguem vence sozinho.

O TEMPO - A luta pode ser longa ou curta, seja qual for o período, esteja preparado

O ESPAÇO - Considere sempre que há um local mais favorável para lutar.

A ESTRATÉGIA - O mehor guerreiro é aquele que planeja seu combate.
Então eu digo que o BOM COMBATE é aquele que é travado em nome dos nossos sonhos, por aquele que é persistente, que não entra em qualquer briga sabendo a hora de lutar e de parar. Por aquele que tem coragem de lutar pela vida, que sabe o valor de um companheiro e não culpa os outros por seus fracassos.